sábado, 6 de novembro de 2010

Anvisa regulamenta uso de plantas medicinais brasileiras. Saiba como usar algumas delas:


Alho (Allium sativum): maceração, 0,5 g (1 col café) em 30 ml (cálice). Utilizar 1 cálice 2 x ao dia antes das refeições. Atua como expectorante e antisséptico e colesterol alto. Não deve ser utilizado por menores de três anos e pessoas com gastrite e úlcera gástrica, pressão baixa e hipoglicemia (concentração de açúcar baixo no sangue). Não utilizar em caso de hemorragia e em tratamento com anticoagulantes.Doses acima da recomendada podem causar desconforto gastrointestinal.

Carqueja (Baccharis trimera): infusão, 2,5 g (2,5 col chá) em 150 ml (xíc chá). Utilizar 1 xícara chá de 2 a 3 x ao dia. Atua nos problemas de digestão. Não utilizar em grávidas, pois pode promover contrações uterinas. Evitar o uso concomitante com medicamentos para hipertensão e diabetes. O uso pode causar queda da pressão.

Picão (Bidens pilosa): infusão, 2 g (1 col sobremesa) em 150 ml (xíc chá). Utilizar 1 xícara chá 4 x ao dia. Usado para icterícia. Não utilizar na gravidez.

Capim Santo (Cymbopogo n citratus): infusão, 1-3g (1 a 3 col chá) em 150 ml (xíc chá). Utilizar 1 xícara chá de 2 a 3 x ao dia para cólicas intestinais e uterinas, quadros leves de ansiedade e insônia e como calmante suave. Pode aumentar o efeito de medicamentos sedativos (calmantes).


Alcachofra (Cynara scolymus): infusão, 2 g (1 col sobremesa) em 150ml (xíc chá). Utilizar 1 xícara chá 3 x ao dia. Atua nos problemas de digestão. Não deve ser utilizada por pessoas com doenças da vesícula biliar. Usar cuidadosamente em pessoas com hepatite grave, falência hepática e câncer hepático. O uso pode provocar gases, fraqueza e sensação de fome.

Mulungu (Erythrina verna): decocção, 4 a 6 g (2 a 3 col de sobremesa) em 150 ml (xíc chá). Utilizar 1 xícara chá de 2 a 3 x ao dia. Usado em quadros leves de ansiedade e insônia, como calmante suave. Não usar por mais de 3 dias seguidos.

Erva cidreira (Lippia alba): infusão, 1 a 3 g (1 a 3 col chá) em 150 ml (xíc chá). Utilizar 1 xícara chá de 3 a 4 x ao dia. Utilizada em quadros leves de ansiedade e insônia, como calmante suave. Cólicas abdominais, distúrbios estomacais, gases, como digestivo e expectorante. Usar cuidadosamente em pessoas com pressão baixa. Doses acima da recomendada podem causar irritação gástrica, diminuição da frequência cardíaca e queda da pressão.

Camomila (Matricaria recutita): infusão, 3 g (1 col sopa) em 150 ml (xíc chá). Utilizar 1 xícara chá de 3 a 4 x ao dia. Usada para cólicas intestinais, quadros leves de ansiedade, como calmante suave. Podem ocorrer reações alérgicas ocasionais. Em caso de superdose, pode ocorrer o aparecimento de náuseas, excitação nervosa e insônia.
(fonte: ANVISA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário