A teoria básica e fundamental do Yin e do Yang representam a base da Medicina
Tradicional Chinesa.
Todo processo fisiológico e todo sintoma ou sinal podem ser analisados por essa
teoria. De acordo com Lie Zi (300 ac), o Yang, o mais puro e brilhante dos
elementos tende a ascender feito o Céu, já o Yin mais pesado e grosseiro tende
a descender feito a Terra. O yang é imaterial e representa a energia pura.
O yin é material e corresponde á substância. O Yang protege o Yin e o Yin nutre
o Yang. Eles são forças opostas, mas formam uma unidade; quando estão
em desequíbrio, se consomem mutuamente, mudando sua proporção, até
alcançarem um novo equilíbrio. Um não vive sem o outro, e nada é totalmente Yin
ou Yang.
Segundo Maciocia (1996), há quatro estados possíveis de desequilíbrio: Plenitude
de Yang, Plenitude de Yin, Deficiência de Yang ou Deficiência de Yin. O
tratamento é focado em uma das estratégias: eliminar a Plenitude de Yang,
eliminar a Plenitude de Yin, tonificar o Yang ou tonificar o Yin.
de Yang, Plenitude de Yin, Deficiência de Yang ou Deficiência de Yin. O
tratamento é focado em uma das estratégias: eliminar a Plenitude de Yang,
eliminar a Plenitude de Yin, tonificar o Yang ou tonificar o Yin.
Existem canais “Yang e Yin”, sendo que cada canal contém em si mesmo um
aspecto Yang e um Yin. O Yang representa a atividade funcional do canal,
transforma, separa e excreta os produtos alimentares para produzir o Qi
(energia). O Yin estoca as substâncias vitais, isto é, o Qi (energia), o Xue
(sangue), o Jin Ye (líquidos corporais) e o Jing (essência).
aspecto Yang e um Yin. O Yang representa a atividade funcional do canal,
transforma, separa e excreta os produtos alimentares para produzir o Qi
(energia). O Yin estoca as substâncias vitais, isto é, o Qi (energia), o Xue
(sangue), o Jin Ye (líquidos corporais) e o Jing (essência).
O Qi é Yang em relação ao Xue, ativa a sua formação, move e o retém dentro
dos vasos .Aquece, move, protege, transforma, retém , nutre e ascende as
funções que são Yang. O Xue é uma forma de Qi, porém mais denso, mais
Yin. Faz parte do Yin por ser denso e fluido. Nutre e umidece os Zang Fu
(órgãos e vísceras), os quais formam e governam o Qi. O Qi e o Xue são
inseparáveis. Com o movimento do Qi, o Xue também se movimenta. Com
a estagnação do Qi, o Xue irá estagnar-se. Na visão da Medicina Tradicional
Chinesa, quando ocorre a obstrução da circulação envolvendo o Qi, o Xue
e o Jin Ye há portanto estagnação. A estagnação do Xue normalmente é uma
progressão da estagnação do Qi, sendo que ambas podem ter origens comuns.
O Xue estagnado tem como características dor intensa, fixa, em caráter de
dos vasos .Aquece, move, protege, transforma, retém , nutre e ascende as
funções que são Yang. O Xue é uma forma de Qi, porém mais denso, mais
Yin. Faz parte do Yin por ser denso e fluido. Nutre e umidece os Zang Fu
(órgãos e vísceras), os quais formam e governam o Qi. O Qi e o Xue são
inseparáveis. Com o movimento do Qi, o Xue também se movimenta. Com
a estagnação do Qi, o Xue irá estagnar-se. Na visão da Medicina Tradicional
Chinesa, quando ocorre a obstrução da circulação envolvendo o Qi, o Xue
e o Jin Ye há portanto estagnação. A estagnação do Xue normalmente é uma
progressão da estagnação do Qi, sendo que ambas podem ter origens comuns.
O Xue estagnado tem como características dor intensa, fixa, em caráter de
facada; nódulos duros, fixos e mais persistentes. A estagnação do Qi
caracteriza-se pela dor migratória, em distensão e inflamação.
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